mucosite

A saúde bucal é de grande importância no pré, trans e pós tratamento oncológico. O ideal é que esses pacientes sejam examinados pelo dentista assim que tenham sua doença diagnosticada, pois o tratamento com quimioterápico e /ou radioterápico podem trazer sérias implicações em termo de saúde bucal, assim como iniciar o tratamento oncológico com saúde bucal precária pode trazer sérias implicações ao tratamento oncológico.
A mucosite é uma complicação frequente do tratamento com quimioterapia e/ou radioterapia que se apresenta em forma de lesões na boca podendo se estender por todo intestino.
Devido queda da imunidade causada pelos medicamentos, infecções oportunistas são frequentes e tendem a potencializar os sintomas causando significativo declínio da qualidade de vida dos pacientes em tratamento de câncer.
Sua intensidade varia de acordo com a terapia utilizada, tipo de tumor e condições do paciente podendo se apresentar como uma simples ardência, até úlceras onde o paciente se alimenta de líquidos ou através de sonda.
É preciso que o planejamento do tratamento odontológico priorize a orientação e o treinamento em higiene bucal para melhor controle de possíveis lesões bucais.
A avaliação do dentista se faz necessária para orientar possíveis terapias preventivas das lesões, priorizando orientação e treinamento em higiene bucal. Quando já existem lesões instaladas na mucosa bucal, é de grande importância que o dentista oriente as terapias curativas indicadas como bochechos, anti-inflamatórios, analgésicos, anestésicos e laserterapia, levando em consideração o grau das lesões, condições do paciente e terapia que foi utilizada.

Dra. Ana Cláudia Caldo