Primaz Odonto Jundiaí

ODONTOGERIATRIA – Especialidade odontológica que cuida da saúde bucal de idosos, terceira idade ou “melhor idade”, participando da promoção do envelhecimento saudável, através de procedimentos preventivos, curativos e paliativos. A medicina moderna e a prevenção aumentaram muito a sobrevida da população e os idosos tem cada vez mais dentes naturais.

Com o envelhecimento, na boca podemos notar que:

• As mucosas ficam mais sensíveis e finas.
  • A coloração dos dentes pode mudar.
  • Pode ocorrer a diminuição da quantidade de saliva, geralmente devido à efeitos colaterais de medicamentos causando a secura na boca, conhecida como Xerostomia.
  • Diminuição na percepção dos sabores o que pode levar ao alto consumo de temperos na alimentação e agravar problemas como diabetes e pressão alta. Não abuso dos temperos!
  • Trincas, desgastes ou mau acabamento das próteses que podem causar feridas que se agravam com o tempo.

Seja qual for o caso, há necessidade de orientações de seu dentista.

Os dentes são perdidos principalmente devido à cárie e a doença periodontal (inflamação do tecido ao redor do dente). Essas doenças ocorrem quando existe a união de alguns fatores como: má higiene oral, restos alimentares, bactérias, etc.

A doença gengival/periodontal permite que bactérias da boca entrem pela corrente sanguínea e acabem ajudando na formação dos trombos que entopem os vasos e artérias. Uma doença pouco comentada é a pneumonia, onde a cada tossida do paciente, bactérias pulmonares perigosíssimas vão para a boca e se instalam na porção posterior da língua e se multiplicam reinfeccionando o paciente quando são engolidas.

Artrites e reumatismo (19,1% de incidência entre idosos de 75 ou mais anos) debilitam o paciente e dificultam a obtenção de uma excelente limpeza dos dentes. Por isso é muito importante informar ao dentista tudo que ocorre com sua saúde e medicamentos  que você utiliza.

Seus dentes e gengivas podem ser sempre saudáveis, desde que faça uma higiene bucal adequada, após cada refeição (escovação, uso de fio dental, raspador lingual) e visitas regulares ao dentista. Em caso de utilização de próteses fixas ou removíveis deve-se redobrar a atenção a escovação. Para pessoas com dificuldade motoras, existem escovas elétricas especiais e ferramentas auxiliares para o uso do fio dental.

NUNCA DEIXE DE VISITAR SEU DENTISTA !!!  Ele é a pessoa qualificada para de dar dicas conforme a sua necessidade!

Dra. Marcia Osti - Primaz Odonto

Dra. Marcia Osti – Primaz Odonto