first tooth

Uma das dúvidas mais frequentes que aparece no consultório é em relação a quando começar a higiene oral do bebê. A recomendação da Academia Brasileira e Associação Americana de Odontopediatria é a higienização após o nascimento do primeiro dentinho, o que pode acontecer por volta de 4 meses até os 14 meses de idade.

Nesta fase de nascimento dos dentes, a gengiva do bebê pode apresentar sintomas passageiros, como irritação, salivação aumentada, inapetência e, em alguns casos, estado febril. Para o alívio do desconforto, a dica é oferecer alimentos frios ou gelados de consistência mais dura e até mordedores de silicone gelados, que podem aliviar a angústia dos bebês durante a fase de erupção dos dentinhos. E atenção: evite as pomadas anestésicas nesse período!

E é justamente nesta fase que os pais precisam iniciar a escovação dos dentes dos bebês, depois das principais refeições e, principalmente, antes de dormir. Durante o sono, o fluxo salivar cai 30%, a musculatura fica relaxada e a boca costuma ficar aberta, o que aumenta consideravelmente a chance de cáries caso haja restos de alimentos na boca.

E qual escova usar? Ela deve ser macia, pois assim não machuca a gengiva, e deve ter uma cabeça pequena, para alcançar todos os dentes. O creme dental com flúor ou sem flúor será orientado na primeira consulta odontológica do bebê, levando em consideração o risco de cárie, assim como o uso do fio dental na criança.

Já em relação a higienização da escova de dente, a orientação é que ela precisa ser guardada na posição vertical e não se deve usar a toalha de rosto para enxugá-la, apenas bata o cabo na pia e cubra a escova com um protetor de cerdas. Você também pode borrifar um enxaguante bucal à noite e enxaguar a escova pela manhã antes de usá-la. Mantenha o recipiente com as escovas pelo menos 1 metro de distância do vaso sanitário e sempre dê descarga com a tampa fechada. Assim, a escova estará em ordem para o uso!

O mais importante é que os pais marquem uma consulta com um profissional especializado assim que os primeiros dentes aparecem na boca do bebê, para que assim a criança receba os primeiros cuidados e orientações!

Patrícia Fantinatto

Dra. Patrícia Isabela Fernandes Fantinatto

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Menu