Respiração oral e o tratamento fonoaudiológico – Primaz Odonto Jundiaí

A respiração é uma função vital, que ocorre de forma automática, sem que haja necessidade de controle voluntário do indivíduo .
O padrão adequado da respiração é o modo nasal. O nariz tem a importante função de limpar, aquecer e umidificar o ar. Além disso, para as crianças a  respiração exclusivamente nasal é um componente importante para que ocorra adequado crescimento crâniofacial. Nos adultos contribui para que  a musculatura da face mantenha-se com adequado tônus muscular.
Este aspecto é muito importante para quem realiza tratamento ortodôntico. Musculatura da face em equilíbrio bem como funções estomatognáticas ( mastigação, deglutição, que é o ato de engolir  e fala) equilibradas contribuem para o sucesso do tratamento.
Obstruções de vias aéreas superiores devem ser devidamente investigadas e tratadas pelo Otorrinolaringologista. Caso não exista nenhum impedimento em vias aéreas superiores, então deduzimos que a respiração oral apresentada é um mau hábito incorporado que deve ser corrigido.
O trabalho multidisciplinar nestes casos é muito importante e traz inúmeros benefícios ao paciente.
A Primaz trabalha de forma multidisciplinar e possui a especialidade fonoaudiologia em sua equipe.
O tratamento fonoaudiológico,  nestes casos, objetiva sensibilizar e adequar o modo respiratório, adequar a musculatura orofacial ( lábios, língua e bochechas) e adequar as funções estomatognáticas ( mastigação, deglutição e fala),  propiciando assim  harmonia e equilíbrio da face.

 

Texto escrito por: Valéria Muralha de Sousa – Fonoaudióloga / CRFA2 – 8899

1 Comentário. Deixe novo

excelente abordagem, , os incômodos da respiração pela boca são diversos, posso testemunhar que anos atras apresentava esse comportamento e depois do tratamento os resultados chegaram

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu