Para prevenção de cáries, doença periodontal e mau hálito é necessário que se faça uma remoção completa da placa bacteriana, através de uma escovação correta e uso de fio dental.

Hoje, no mercado, temos uma variedade de marcas e tipos de escova.(escovas: comuns para

toothbrushes1dentes naturais e outras para próteses, unitufos, interdentais, elétricas, entre outras)

As escovas variam no seu formato, algumas com cabos emborrchados para que o polegar não

escorregue durante a escovação. Algumas apresentam limpador de língua na parte de trás , mas

não é o ideal para a limpeza da língua, uma vez que existe no mercado limpadores linguais que

executam esta tarefa com mais eficiência.

As cerdas das escovas variam de acordo com sua indicação.

Escovas que possuem cerdas macias ou extramacias

São indicadas para dentes naturais , sendo ideal que as cerdas sejam planas e arredondadas nas

pontas para que consiga chegar aos lugares mais difíceis para remoção de placa bacteriana.

Escovas de cerdas duras e médias são indicadas para escovação de próteses dentarias, pois se utilizadas em

dentes naturais há riscos de causar retração gengival e trincas no esmalte até problemas de abrasão,

causando sensibilidade.

Escovas do tipo unitufo são ótimas para limpeza da margem gengival, dente a dente (para quem tem doença

periodontal) e para retoques na escovação tradicional.

Escovas interdentais são indicadas para limpeza sob próteses fixas e também no caso de doentes

periodontais que perderam a papila que fica em meio aos dentes.

Escovas elétricas são ótimas e tem sua indicação para pacientes especiais que tenham algum tipo de

dificuldade motora para fazer uso da escova comum e especialmente pacientes geriátricos. Também usadas

para limpeza de próteses sobre implantes.

Escovas de cerdas especiais como unitufo ou bitufo, cerdas com depressão e com duas fileiras de cerdas, são indicadas no controle da higienização em quem usa aparelhos ortodônticos.

A quantidade de escovação diária depende do risco do paciente à cárie e doença periodontal. Para pacientes

considerados “normais” se preconiza três escovações: pela manhã, após almoço e após o jantar ou antes de

dormir.

A higienização mais importante é a realizada à noite.

Para saber qual escova é a mais indicada, nada melhor do que consultar um dentista de nossa

equipe.

Dra.Márcia Osti